Oi! Acabei de chegar de uma visita ao pediatra, esta já é a terceira vez que vamos vê-lo. Cada vez que vamos medimos comprimento, perímetro cefálico e o peso, para ver se as mamadas estão sendo suficientes, conversamos sobre o xixi e o cocô, o sono, o choro, etc. E verificamos se eu estou cuidando direitinho mesmo!!!
Funciona assim, na maternidade vc recebe a visita diária do pediatra que explica como foi os primeiros exames físicos do bebê e te dá muitas orientações no momento da alta hospitalar, a primeira consulta ocorre após sete dias do nascimento do bebê e após isso uma vez por mês até completar um ano de idade.
Você já ouviu ou leu aquela frase que diz, “quem vai ao pediatra volta tranquilo”? (Campanha da Nestlé e Sociedade Brasileira de Pediatria lançada em outubro de 2010)
É mais do que certa, ele te explica tudo tudo tudo, então, mesmo que vc não saiba nada não fique preocupada, o pediatra explica sobre amamentação, troca de fraldas, frio, calor, como vestir, higiene genital (que é diferente de menino e menina), limpeza do coto umbilical, vacinas, tudo mesmo e não fique com vergonha de perguntar, eu costumo dizer que assim que meu filho nasceu eu esqueci de tudo que já sabia, pior, fiquei “burra”, hehehe, precisei que ele me falasse tudo de novo.
Outra coisa muito importante é não dar ouvidos a tudo que as pessoas ao seu redor falam, você vai ouvir muito “conselhos”, todas as visitas sem excessão vão te dar uma sugestão de como cuidar de seu filho, eu tenho minha própria opinião sobre o assunto, bem, é importante que vc ouça com educação e recorra ao seu pediatra, mesmo que cada profissional tenha uma que outra conduta diferente, o seu pediatra que vai te orientar sobre cada coisa.
Mas vou te contar minha opinião pessoal sobre o tema, eu pessoalmente me incomodo muito com os “pitacos” heheh é como eu chamo as sugestões das pessoas, já ouvi coisas absurdas, já me falaram que não precisava lavar as mãos para pegar o bebê já que o bebê teria que adquirir imunidade, que raiva, já me falaram que meu leite era fraco e não estava alimentando e por isso eu deveria dar mamadeira, se fosse verdade ele não estaria pesando quase 4 Kg com 2 meses, que a mãozinha gelada é sinal de que o bebê está com frio, tenho a orientação de medir o frio dele encostando na sua nuca, é claro que aqueço as mãos dele quando estão geladas pelo incômodo que é, mas agora, encher de roupa não né, não é aconselhável, você deve sempre usar uma peça de roupa a mais do que a quantidade que vc mesma está usando, já me mandaram dar a chupeta logo de cara, achei melhor não dar no comecinho pelo menos até ele aprender a pegar bem no meu peito para não se confundir, me mandaram dar chá de camomila, de funcho, poejo (nem sei o que é), ahhhh, um monte de coisas, tenho certeza que isso ocorre com todas as mães mas você é que sabe o que é melhor para seu filho, você decide o que seguir e o que fazer em cada ocasião, o meu conselho é sempre perguntar ao pediatra.
O papo de que, quem tem filhos sabe tudo, não é verdade, cada criança é diferente e tem suas próprias necessidades, cada criança vive em sua família, sua casa e seu mundo particular, eu costumo dizer que convivo 24 hrs com meu filho e sei o que ele precisa quando chora, você vai ver e aprender a reconhecer cada chorinho, eu ouço tudo que dizem e aproveito o que der para aproveitar, ouço quieta, respondo as vezes e sigo meu pediatra, quer dizer, o pediatra do meu baby!
Foto:
Nenhum comentário:
Postar um comentário