sábado, 27 de agosto de 2011

Dicas de Ouro!

     Oi amigas, resolvi colocar no papel, quer dizer, na web, tudo que aprendi nestes primeiros meses de mamãe, isto é, dicas bem práticas mesmo, para garantir o conforto do bebê que é um ser tão dependente de nós e que não queremos vê-lo sofrer pela nossa falta de preparo.
     Então vou escrever tudo que sei. Conhecimentos que adquiri de forma empírica, mas sempre aliado ao que andei lendo por aí, a maioria das vezes artigos bem confiáveis.
1.    Ao vestir seu bebê sempre coloque uma peça a mais do que você está vestindo, se você está de camiseta, o vista com uma camiseta e um casaquinho, se for dormir com um edredon então cubra-o com uma mantinha e um edredon, não use roupinhas de lã no auge do verão, pode-se dizer que os bebês sentem o mesmo que nós.

2.    Mãozinhas e pezinhos gelados são desconfortáveis até para nós, porém não é um bom parâmetro para saber se o bebê está com frio, para isso, toque sua nuca.

3.    Existem travesseiros de bebê que são super altos, então fique ligada nisso, pobres pescocinhos, mesmo sendo de bebê podem não ser apropriados.

4.    Cuidado com a orelinha dobrada na hora de acomodá-lo no berço.

5.    Leite materno e somente o leite materno é o suficiente para bebês até os seis meses de vida, não precisa oferecer chazinhos, não precisa oferecer água, se for necessário algum complemento, seu pediatra é quem vai dizer, ninguém mais.

6.    Embalar ou não embalar? Embalar sim, esta época passa muito rápido e depois você terá saudades do seu pequenino no seu colo, embale para frente e para trás ao invés de embalar para os lados, isto reproduz o movimento que você fazia ao andar quando ele estava na barriga.

7.    Use lenços umidecidos somente quando estiver passeando, em casa, use algodão e água morna, assim, nem precisa usar pomadas.

8.    Não coloque perfumes, mesmo de bebês, diretamente na pele, coloque na roupinha.

9.    Tenha um frasco com conta-gotas e soro fisiológico para limpar o nariz, preste bem atenção, somente soro fisiológico, nada de “remedinho para desentupir o nariz”, ao menos que seu pediatra tenha receitado, o soro fisiológico é ótimo para limpar, e o nome dele já diz, é fisiológico! Aplique meio conta-gotas em cada narina uns minutos antes de aspirar, às vezes nem precisa aspirar, a sujeirinha já sai espontâneamente.

10.  Aos 5 meses, forre bem o chão e distribua uns brinquedos ao redor e coloque ele para brincar diariamente, isto vai ajudá-lo no desenvolvimento motor, na cama não vale, ela afunda!

11.  Para lavar as roupinhas, use sabão de glicerina, pode ser o mais barato mesmo, existem uns maravilhosos, com cheirinho de bebê super caros mas o bom sabão de glicerina é o melhor, jogue uma chaleira de água quente no enxágue para sair todo o sabão, isto evita dermatite, o que é super comum em bebês.

12.  Para resolver soluços ofereça o peito.

13.  Tem alguns bebês que não engatinham, caminham direto, é normal.

14.  Quando o bebê espirra, principalmente nos primeiros dias, nem sempre é gripe, resfriado, etc. ele só está se acostumando com o ar ambiente, cheio de poluição.

15.  Espere o bebê dormir para cortar as unhas, parece óbvio né, mas...

16.  Não faz mal molhar o coto umbilical, pode dar banho de banheira desde o primeiro dia de vida, depois faça a higiene conforme for orientado na maternidade e não é necessário usar faixas.

17.  Também não faz mal não dar banho todo o dia.

18.  As melhores fraldas no momento são a Pampers e a Turma da Mônica e nos primeiros dois meses o bebê usa tamanho P e de 8 a 10 fraldas por dia, depois, já no tamanho M, de 5 a 7 fraldas por dia.

19.  É importante usar hidratante na pele do bebê.

Vou parar por aqui senão fica muito grande e ninguém lê meu post, mas vou complementando quando lembrar de algo!
Muita coisa é instintiva, mas nem tudo, conhecimento nunca é demais! Cada mãe sabe o que é melhor para seu filho, as pessoas ao redor têm ótimas intenções, mas você é quem sabe!
Agora, por favor, se você souber de algo que não escrevi, não deixe de comentar, mas lembrando que não escrevi aqui nenhuma receitinha caseira, tudo tem muito embasamento.

Bjuuuuuu

(Algumas fontes: WHALEY, L. F.; WONG, D. L. Enfermagem pediátrica: elementos essenciais à intervenção efetiva. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara. 1999. Site: http://brasil.babycenter.com/.  CARVALHO, M. R.; TAMEZ, R. N. Amamentação: bases científicas. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário