terça-feira, 30 de agosto de 2011

O Desenvolvimento Infantil

Quando o bebê nasce sempre ficamos com a dúvida de quando...quando ele vai dormir a noite toda, quando ele vai engatinhar, quando nascem os dentinhos, quando????
Tem um link do site do baby center que mostra diretinho o desnvolvimento, é este:
Pensei em pesquisar e escrever um a um, mas este link é tão completo que vale mais a pena ir direto nele.
Também tenho um vídeo bem legal sobre o desenvolvimento da criança:



Não deixem de dar uma olhadinha!

Beijusss

sábado, 27 de agosto de 2011

Dicas de Ouro!

     Oi amigas, resolvi colocar no papel, quer dizer, na web, tudo que aprendi nestes primeiros meses de mamãe, isto é, dicas bem práticas mesmo, para garantir o conforto do bebê que é um ser tão dependente de nós e que não queremos vê-lo sofrer pela nossa falta de preparo.
     Então vou escrever tudo que sei. Conhecimentos que adquiri de forma empírica, mas sempre aliado ao que andei lendo por aí, a maioria das vezes artigos bem confiáveis.
1.    Ao vestir seu bebê sempre coloque uma peça a mais do que você está vestindo, se você está de camiseta, o vista com uma camiseta e um casaquinho, se for dormir com um edredon então cubra-o com uma mantinha e um edredon, não use roupinhas de lã no auge do verão, pode-se dizer que os bebês sentem o mesmo que nós.

2.    Mãozinhas e pezinhos gelados são desconfortáveis até para nós, porém não é um bom parâmetro para saber se o bebê está com frio, para isso, toque sua nuca.

3.    Existem travesseiros de bebê que são super altos, então fique ligada nisso, pobres pescocinhos, mesmo sendo de bebê podem não ser apropriados.

4.    Cuidado com a orelinha dobrada na hora de acomodá-lo no berço.

5.    Leite materno e somente o leite materno é o suficiente para bebês até os seis meses de vida, não precisa oferecer chazinhos, não precisa oferecer água, se for necessário algum complemento, seu pediatra é quem vai dizer, ninguém mais.

6.    Embalar ou não embalar? Embalar sim, esta época passa muito rápido e depois você terá saudades do seu pequenino no seu colo, embale para frente e para trás ao invés de embalar para os lados, isto reproduz o movimento que você fazia ao andar quando ele estava na barriga.

7.    Use lenços umidecidos somente quando estiver passeando, em casa, use algodão e água morna, assim, nem precisa usar pomadas.

8.    Não coloque perfumes, mesmo de bebês, diretamente na pele, coloque na roupinha.

9.    Tenha um frasco com conta-gotas e soro fisiológico para limpar o nariz, preste bem atenção, somente soro fisiológico, nada de “remedinho para desentupir o nariz”, ao menos que seu pediatra tenha receitado, o soro fisiológico é ótimo para limpar, e o nome dele já diz, é fisiológico! Aplique meio conta-gotas em cada narina uns minutos antes de aspirar, às vezes nem precisa aspirar, a sujeirinha já sai espontâneamente.

10.  Aos 5 meses, forre bem o chão e distribua uns brinquedos ao redor e coloque ele para brincar diariamente, isto vai ajudá-lo no desenvolvimento motor, na cama não vale, ela afunda!

11.  Para lavar as roupinhas, use sabão de glicerina, pode ser o mais barato mesmo, existem uns maravilhosos, com cheirinho de bebê super caros mas o bom sabão de glicerina é o melhor, jogue uma chaleira de água quente no enxágue para sair todo o sabão, isto evita dermatite, o que é super comum em bebês.

12.  Para resolver soluços ofereça o peito.

13.  Tem alguns bebês que não engatinham, caminham direto, é normal.

14.  Quando o bebê espirra, principalmente nos primeiros dias, nem sempre é gripe, resfriado, etc. ele só está se acostumando com o ar ambiente, cheio de poluição.

15.  Espere o bebê dormir para cortar as unhas, parece óbvio né, mas...

16.  Não faz mal molhar o coto umbilical, pode dar banho de banheira desde o primeiro dia de vida, depois faça a higiene conforme for orientado na maternidade e não é necessário usar faixas.

17.  Também não faz mal não dar banho todo o dia.

18.  As melhores fraldas no momento são a Pampers e a Turma da Mônica e nos primeiros dois meses o bebê usa tamanho P e de 8 a 10 fraldas por dia, depois, já no tamanho M, de 5 a 7 fraldas por dia.

19.  É importante usar hidratante na pele do bebê.

Vou parar por aqui senão fica muito grande e ninguém lê meu post, mas vou complementando quando lembrar de algo!
Muita coisa é instintiva, mas nem tudo, conhecimento nunca é demais! Cada mãe sabe o que é melhor para seu filho, as pessoas ao redor têm ótimas intenções, mas você é quem sabe!
Agora, por favor, se você souber de algo que não escrevi, não deixe de comentar, mas lembrando que não escrevi aqui nenhuma receitinha caseira, tudo tem muito embasamento.

Bjuuuuuu

(Algumas fontes: WHALEY, L. F.; WONG, D. L. Enfermagem pediátrica: elementos essenciais à intervenção efetiva. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara. 1999. Site: http://brasil.babycenter.com/.  CARVALHO, M. R.; TAMEZ, R. N. Amamentação: bases científicas. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.)

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Mães...

Esta é uma mensagem linda que dá boas lições sobre uma arte que não tem manual, uma arte tão sublime quanto difícil. A "arte" de ser mãe, se é que esta é a melhor palavra para definir!
Isso que eu recentemente comecei a viver e sei que ainda vem muito pela frente ... mas aguardo ansiosamente cada momento que ainda está por vir!!!





É isso....
Sem palavras!

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

O Quarto do Bebê

Quero passar para vcs umas dicas que eu acho importante para o preparo do quarto do bebê. Você pode arrumar de duas maneiras, uma se você tiver uma peça sobrando em casa e outra se você quizer arrumar no seu quarto mesmo, caso você não tenha espaço, foi o que algumas amigas minhas fizeram.
No seu quarto mesmo, você pode combinar a colcha da sua cama com o kit berço e as cortinas, por exemplo, nos mesmos tons fica super legal, ter o berço no seu quarto tem suas vantagens e desvantagens, você pode colocar o bebê para dormir bem pertinho de você, o que é cômodo nos primeiros meses, mas depois, acredite, o bebê faz tantos barulinhos enquanto dorme e as vezes dá uns gemidinhos e segue dormindo, que você não terá muito sossego.
As cores que estão em alta no momento são o lilás para as meninas e o clássico azul para os meninos, mas o bege com marron é um charme só e pode ser usado para ambos. As faixas decorativas, os papéis de parede e os adesivos são o máximo, mas prepare-se para gastar, eu não coloquei nada disto, não queria poluir demais o ambiente e nem gastar muito. O tema de bichinhos da floresta também está em alta, eu acho lindo, mas aconselho a primeiro fazer ou achar o kit berço porquê depois fica difícil de combinar.
Aqui em Porto Alegre tem uma loja com uns objetos decorativos lindos, tem muitas lojas mas esta é a que eu mais gostei, não é muito barata, mas dá pelo menos para ter uma idéia. É a Afagos e Dengos. www.afagosedengos.com.br
Antes de mais nada, prepare as aberturas do quarto, portas e janelas, para não apresentarem ruídos e poderem fornecer uma luminosidade confortável, escolha a cor, coloque o varão da cortina, as chapinhas das tomadas e os rodapés, depois disso pense na mobília.
Na hora de planejar o quarto, não coloque o berço por onde passe corrente de ar e deixe um espaço entre o berço e o trocador para que vc possa circular sem se bater nos móveis, se vc encostar o berço na parede terá mais espaço e apenas um lado para se preocupar na hora de cuidar seu bebê.
Uma listinha que eu acho importante ter no quarto:
- Berço, tem o tamanho normal e o padrão americano, preste atenção na hora de comprar o kit berço e os lençóis e avise seus amigos que poderão presenteá-los com roupas de cama.
- Cômoda, para guardas as fraldas, toalhas, roupas de cama e produtos de higiene, cuide para que tenha uma altura boa, para você usá-la como trocador, normalmente o colchãozinho que vai em cima vem junto com o kit berço. Coloque as fraldas descartáveis na primeira gaveta.
- Roupeiro, se você quizer usar por mais tempo, deve ser maior, ou até de adulto mesmo.
- Poltrona para amamentar, vale a pena, mas invista no conforto, caso contrário você vai acabar nem usando, vai preferir levar o bebê para sua cama ou para o sofá da sala, ela deve ter braços e se possível apoio para os pés, após os dois anos, ela pode ser retirada para dar espaço para os brinquedos maiores da criança, uma cabaninha, piscina de bolinhas, etc.. hehehe
- Luminária
- Prateleiras
- ganchos para pensurar a toalha por exemplo.
- Cesta para o algodão, lenços umidecidos, etc.
- Térmica e pote para água morna, por que não dá para ficar o tempo todo usando os lenços umidecidos, agride a pele do bebê, deixe os lenços para os passeios.
- Lixeira com pedal, importantíssimo, fica tudo prático e ao seu alcance.
- Cesto para as roupinhas sujas, já que devem ser lavadas separadamente, é bom não misturá-las com as suas roupas.

Fotos: Este é o quarto do meu príncipe, já sofreram algumas alterações, e nestas fotos ainda está faltando a poltrona (que uma amiga minha me emprestou), coloquei mais prateleiras e ainda quero colocar uns quadrinhos ou um mural para fotos, já que são tantas fotos lindas.




Fonte de pesquisa: http://guiadobebe.uol.com.br/como-decorar-o-quarto-do-bebe/ pesquisado em 18/08/2011 às 15hrs
Espero ter ajudado um pouquinho mais!!!
Beijossssss

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Passeando com seu bebê!

Para mim, passear com meu bebê de 7 kg não é fácil. As vezes tenho que sair para pagar uma conta e outra ou mesmo comprar algo e para não depender só do meu marido para me acompanhar tento ir sozinha, acontece que acredito que deve ser super cansativo para o bebê, sim, tem mães que adoram passear desde a primeira semana de vida da criança por aí, mas confesso, que a poluição, o barulho e a luminosidade dos shoppings não me deixam muito à vontade, penso que posso estar causando um stress a mais para meu filho, acho que cada mãe sabe e procura o que é melhor para os seus e meu pensamento é este.

Mesmo assim, as vezes me aventuro por aí, com isso, quero elogiar todo o serviço do Shopping Praia de Belas em Porto Alegre. Não conheço ainda o serviço dos outros shoppings, só sei que a poucos dias saí do pediatra e fui para o shopping encontrar meu marido e tive que ficar umas duas horas por lá, então precisei usar o carrinho, ótimo, você pode pegar um carrinho emprestado no balcão de informações onde uma pessoa super gentil te atende e troca o forro do carrinho, depois procurei o fraldário e me surpreendi, é um espaço patrocinado pela Panvel, acredito eu, pois tem todos os produtos para você usar, tem também poltronas para você amamentar em um cantinho mais reservado e silencioso, microondas para esquentar a mamadeira, pias para lavar as mãos e uma funcionária super querida que aqueceu a mamadeira para mim e ficava por lá, alcançando os materiais e fazendo a assepsia de tudo, legal!!! Fiquei sabendo também que no 1º piso tem o banheiro familiar, um dia vou precisar!

Não sei se isso é apenas uma obrigação de todos os shoppings mas acho que o que é legal deve ser elogiado!!!!

Então mamis podem passear tranquilas por aí se não forem tão neuróticas quanto a mamãe aqui!!!

bjinhosssss à todas!

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Cinema para Mães

Vocês sabiam que periodicamente no Brasil são marcadas sessões de cinema para as mães, isto é, são sessões, em que as mães que estão curtindo a licença maternidade ou não tem com quem deixar seus pequenos e amam cinema, podem ir e levar seus babys, legal não é?!
É o Cinematerna!!!
Isto incentiva as mães a retornarem ao convívio social e levarem seus bebês junto, já que este período é muito solitário (segundo meu ponto de vista) apesar de todo o carinho da família e amigos.
Os filmes são adultos, para as mamães mesmo, as salas de cinema possuem toda a infraestrutura que as mamães precisam para seus bebês, por exemplo, trocadores, os sons do filme são reduzidos e as luzes não são completamente apagadas.
Funciona mesmo, ocorre em 14 cidades do Brasil, aqui em Porto Alegre tem, em Floripa tem, .... em diversos shoppings.
A programação é encontrada no próprio site do Cinematerna, http://www.cinematerna.org.br/





Os papais também podem ir né?! São muito bem vindos!!! hehehe

bjussssss

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Feliz dia dos pais para todos os papais!

Correria!

Oi amigas e amigos, claro!

Desculpem-me pelo abandono do blog, ando correndo, me dividindo entre o Gabe e os estudos! O Gabe em primeiro lugar, claro, sempre!!!! hehehe

Faz duas semanas que ele está com uma alergia pelo corpo, agora já está tudo bem, mas já fomos ao pediatra três vezes e no dermatologista também, estamos fazendo um tratamento rigoroso, isto me faz lembrar de falar sobre o cuidado com a lavagem das roupinhas do bebê, com o banho, sabonetes, perfumes, etc. Também tive que levá-lo ao posto para vacinar.
Fora isso me inscrevi em um curso EAD e uma pós-graduação, então já viram né, uma loucura, não tenho tempo para mais nada, mas estou pensando em uns posts bem legais sobre a amamentação e vacinas, bem completos para vocês ficarem por dentro do assunto!


Beijossssss

terça-feira, 9 de agosto de 2011

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Hummm que delícia!!!

Tenho duas novidades para contar, a primeira é que há uns três dias mais ou menos o Gabe começou a atender quando chamado pelo nome, GABRIEL!!!! E ele olha!

A segunda novidade é que ele comeu a sua primeira comidinha na vida!!!!!

O menu foi maçã e pera cozidas e esmagadinhas!!!

Foto:


Foi um megaevento, cozinhei as frutas, descasquei e amassei. Passei água quente no seu pratinho novo e escolhemos um babador bem bonito! Tudo pronto, cadeirinha e máquina fotográfica na mão para registrar sua carinha de nojinho com o conhecimento deste novo sabor. Enviei uma mensagem para o papai e ficamos esperando ele chegar!

Depois da primeira impressão ele adorou e até conseguiu engolir um pouquinho, ficamos todos muito satisfeitos! hehehehe

Foto:





Cada momento é sempre muito especial!
Bjussss

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Banho de Balde




Você já ouviu falar do banho de balde? Eu fiquei surpresa quando conheci e assisti a uns vídeos no youtube e pensei, como não haviam pensado nisso antes?
Trata-se de dar um banho no bebê em um balde, claro, é um banho de imersão, não serve para lavar né, por que não tem muito espaço ao redor.
 O ambiente deve estar bem quentinho, pois a criança fica um tempinho “de molho”, pode ser colocada uma fraldinha macia embaixo do bebê dentro da água e uns saquinhos de chá de camomila que age como um calmante, uma musiquinha ambiente também vem bem. O balde reproduz o ambiente intra uterino, isto é, quentinho e protegido de todos os lados, você só tem que segurar a cabeça.
Vídeo:




 
O balde usado pode ser aqueles da Sanremo que são arredondados por dentro e bem firmes, não quebram com facilidade, mas depois que o banho de balde virou moda, inventaram um balde especial para isso que custa cinco vezes mais, o Baby Tub ou Tummy Tub, eu acho que sendo seguro e com o acabamento interno que não arranhe o bebê já serve, passe bem a mão por dentro do balde para ver se é lisinho.

Fotos:

 Esse sim!
 Esse não!
Balde especial para o banho de balde!












Bjussssss